quinta-feira, 7 de março de 2013

Exames práticos reprovam 30% dos candidatos à CNH em Sorocaba


Segundo um levantamento divulgado pela 19ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), somente em janeiro, dos 2.244 candidatos que participaram do teste de direção aspirando a CNH, 677 não foram aprovados na primeira tentativa,ou seja 30% dos candidatos Já no exame teórico, em que candidato responde a questões sobre leis de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica, o índice de reprovação é de cerca de 20%.

O delegado de trânsito de Sorocaba, José Olímpio Prette, afirma que a média anual de aprovação nos exames práticos na cidade é de cerca de 75%, sendo que o índice está dentro da média verificada em todo o Estado. Em 2012 foram emitidas no município 9.800 novas habilitações. Por ano, a média de crescimento de novas emissões do documento é de 7%. Somente no mês de janeiro deste ano, foram 805 novos motoristas. Atualmente, conforme o Departamento de Trânsito do Estado de São (Detran), Sorocaba tem 312.959 condutores registrados. Porém, no dia a dia, não é bem isso que se vê. Vários candidatos reclamam das reprovações e da conduta dos examinadores, muitos chegam a estar fazendo o teste pela 5a vez e não consegue passar, sendo reprovado por erros primários que eles garantem não cometerem.

Existem ainda reclamações de que tais reprovações são durante o percurso e não na baliza, que seria o maior temor dos candidatos.


Efeito emocional

O diretor da Associação das Autoescolas de Sorocaba, Roberto Alarcon Filho, aponta o nervosismo como o principal motivo para a reprovação, especialmente no exame prático. Segundo ele, embora a maioria dos alunos que enfrentam o teste de direção esteja preparada, a tensão afeta o emocional dos candidatos, fazendo com que cometam erros que durante as aulas não acontecem. Até mesmo nos exames teóricos e psicotécnicos, comenta Alarcon, se o candidato ficar muito nervoso pode ter o seu desempenho prejudicado. Ele considera que o índice de aprovação nos exames de CNH em Sorocaba são bastante positivos, já que o próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que o mínimo de aprovação para os testes não seja inferior a 60% dos candidatos inscritos.

Para obter a habilitação, o candidato deve realizar exame médico, psicotécnico e participar de 45 horas/aula sobre leis de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica. Ao fim do curso, que é realizado nos Centros de Formação dos Condutores (CFC), o aluno é submetido ao exame teórico. Apenas os aprovados podem iniciar as aulas práticas de direção. O mínimo exigido é de 20 aulas práticas, sendo quatro noturnas, antes da realização do exame prático.

Ansiedade

Depois de fazer vinte aulas de direção, o estudante Danilo Taka Yamaguchi Pereira, 19 anos, se sentia preparado para enfrentar o exame prático. Mas na hora, o nervosismo acabou falando mais alto e ele cometeu alguns erros pequenos, que não faria normalmente. "Esqueci de dar a seta uma vez e também dei um tranco na arrancada", lembra. O examinador não perdoou e ele foi reprovado. Agora, o Japa, como é conhecido entre os amigos, está na expectativa do novo exame, marcado para a próxima terça-feira. Além de ter que passar novamente pelo teste, ele ainda teve que desembolsar mais R$ 150. "Espero que desta vez consiga".

A estudante Débora Martins Carvalho, 18, que se prepara para iniciar as aulas práticas na autoescola agora que conseguiu a aprovação no teste teórico, garante que não teme o exame prático. Embora nunca tenha dirigido, ela conta que sempre se interessou por carros e faz questão de observar os movimentos de quem está dirigindo. "Acho que não terei dificuldade, pois tenho muita vontade de dirigir e farei de tudo para me sair bem e poder pegar o carro logo", diz a estudante.

0 comentários:

Postar um comentário