sexta-feira, 8 de março de 2013

Universitários protestam por sinalização na SP-79 em Itu

Estudantes bloqueando a via durante o protesto / Foto:  Emidio Marques


Cerca de 150 estudantes universitários da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itu "Dom Amaury Castanaho", realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (9) em frente ao Câmpus, na avenida Tiradentes, 1211. O trecho foi completamente bloqueado. A via, trecho urbano da rodovia Waldomiro Correia de Camargo, a SP-79, está em obras de duplicação e os alunos reclamam da falta de sinalização para travessia no local. Anteontem um aluno foi atropelado no acostamento, enquanto tentava atravessar. Os alunos planejam ainda realizar mais outros dois protestos, às 16h30 e às 20h30, horário do intervalo das aulas.

Lucas Rafael Bochini, 18, estuda Gestão de Tecnologia da Informação e estava com a mãe, Rosimary Candiane, quando o acidente aconteceu, por volta das 07h50. O rapaz quebrou o tornozelo e a tibia, teve fratura exposta, passou por cirurgia e está internado no Hospital São Camilo, em Itu. 

Os alunos protestaram com cartazes, máscaras e gritos pedindo segurança e mais atenção dos condutores. A ação gerou embate entre os estudantes e os motoristas pois a via foi bloqueada. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local organizando o trânsito e os manifestantes, solicitando a liberação da via periodicamente.

Desde quinta-feira alunos organizaram um abaixo-assinado solicitando a sinalização da avenida e de reforço policial durante os horários de entrada e saída dos estudantes. "Deixei meu filho na faculdade e já ia saindo quando vi o acidente.  Na hora entrei em desespero e até deitei com meu filho no asfalto", lembra a mãe do rapaz. Rosimary ainda estava com um exemplar do jornal da faculdade mostrando uma reportagem afirmando que a sinalização seria feita ainda no início do mês passado.

Segundo o Departamento Estadual de Rodagem (DER), está sendo estudada a implantação da sinalizações, mas não foi informada uma data. O departamento solicitará à polícia a intensificação da fiscalização no local. As obras de duplicação da via acontecem desde agosto do ano passado e a previsão de conclusão é para fevereiro de 2014.




FONTE: Jornal Cruzeiro do Sul

0 comentários:

Postar um comentário