segunda-feira, 11 de março de 2013

Escolas recebem alunos sem concluir obras em Sorocaba

Inaugurada há pouco mais de dois meses e recebendo, há um mês, aproximadamente mil alunos, a Escola Municipal "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues", no bairro Ipanema Ville, ainda não possui todas as estruturas necessárias. A instituição de ensino está localizada na avenida Ipanema, 5.515. Junto ao prédio funcionam, também, uma unidade da Oficina do Saber e um ginásio esportivo. 

De acordo com o Robson Augusto Gonçalves, pai de uma aluna, não há cozinha na escola. "A escola está recebendo um grande número de alunos, inclusive de outras escolas que se encontram em reformas. E esses alunos estão recebendo a chamada merenda seca, que são bolos, sucos e frutas. Já a dos professores, estaria vindo de algum outro lugar. Mas alguns funcionários da própria escola reclamaram com a Prefeitura pela falta de estrutura. Eles responderam que a cozinha seria montada essa semana. Mas não sei se realmente foi. Só que uma escola recém-inaugurada deveria ter, no mínimo, uma estrutura boa", diz. 

A Secretaria da Educação (Sedu) confirma que a cozinha será montada pela empresa fornecedora de merenda escolar ainda esta semana e informa que os alunos estão sendo atendidos com merenda especial até que a cozinha esteja pronta. Outro motivo de reclamação por parte de Gonçalves é o pequeno número de inspetores. "Há poucos inspetores de alunos. Por exemplo, há dois funcionários para tomar conta de várias turmas, sobrecarregando esses funcionários. Sem contar que, desse jeito, falta segurança para as crianças. É um absurdo uma escola nova, com um prédio moderno, espaçoso, fique à mercê do descaso da secretaria. Enquanto cidadão e morador deste município, acho uma falta de consideração com a educação", desabafa.

Moradores do bairro Vila Formosa também se queixam da estrutura do Centro de Educação Infantil do bairro. Um morador, que não quis ser identificado, conta que as obras de ampliação da CEI 73 - Matilde Gavin, estão paradas há mais de quatro meses. "Além disso, muitas pessoas já saquearam os materiais de construção. Sem contar que o mato está alto no local", relata. Segundo a Sedu, o serviço está parado porque a empresa vencedora da licitação desistiu da obra que já estava em andamento. A Prefeitura está tomando providências para a contração de nova empresa que concluirá a obra. (Supervisão: Daniela Jacinto)

ESCLARECIMENTO

A matéria acima, caro leitor, é do Jornal Cruzeiro do Sul, edição de segunda-feira (11/03/2013), com informações dadas por mim a respeito dos problemas da referida escola.
Pasmem, que logo após a averiguação das reclamações junto à secretaria pelo jornal, a cozinha foi montada, funcionários contratados e etc. Coincidência? Não.

O problema é que muitos pais são humildes, possuem pouca escolaridade e não reclamaram antes mas eu na condição de pai de aluna e cidadão resolvi dar nomes aos bois, já que o a escola recebe o nome da mulher do dono do jornal, falecida no final de 2012, e não merece esse desrespeito com seu nome e nem os alunos, já que muitos nem tem o que comer em casa e dependem única e exclusivamente da merenda.

As informações me chegaram de forma sigilosa e como um bom jornalista, averiguei antes de fazer uma reclamação formal e por possuir uma pessoa ligada a mim por laços familiares trabalhando na escola vem agora o temor de perseguição profissional e retaliação por parte da direção da escola com esta pessoa.

Uma escola deve e tem o dever de dar  condições de estudo, alimentação e suporte psicológico ás vezes para os alunos que ainda são crianças! Já a informação chegada a mim qualquer pai ou mãe tem conhecimento, não é nenhuma informação sigilosa, vazou por que é de conhecimento público. Todo cidadão paga impostos e tem que ser respeito e seus direitos assegurados, não há como dizer que uma reclamação pública seja vista como um deserviço, tendo em vista a afirmação positiva da secretaria quanto ao assunto.

Se um pai de família em dificuldades rouba um litro de leite para dar a um filho com fome ele é preso da mesma forma que um assassino, então por que fechar os olhos à certos erros que nos atingem em cheio com se fosse tudo normal?

0 comentários:

Postar um comentário