sexta-feira, 8 de março de 2013

Tarifa de ônibus em Itu não terá reajuste, segundo a AR





Durante a Audiência Pública realizada no último dia 28 de fevereiro na Câmara, o superintendente da Agência Reguladora (AR) de Itu, Maurício Dantas, foi enfático quanto ao não reajuste da tarifa do transporte público da cidade, segundo Mauricio,  não haverá nenhum reajuste de tarifa em 2013. A medida foi tomada após uma análise minuciosa e muito criteriosa quanto ao trabalho das duas empresas que exploram o serviço de transporte público na cidade (Viação Itu e Viação Avante) durante os últimos anos. “A decisão foi tomada, principalmente, por dois fatores. A reposição de ônibus está atrasada e por não obedecer a AR no sentido de controle operacional com a instalação de GPS nos veículos”.
Dantas admitiu ainda que já foi emitido um parecer ao prefeito Antonio Tuíze sobre a decisão e que será acatado pela Prefeitura. Maurício comunicou ainda que as empresas têm ciência da decisão. Com isso, fica mantida a tarifa de R$ 3, sendo que os usuários que utilizam o cartão pagam R$ 2,80.
Outra informação divulgada diz respeito ao fim da concessão da exploração do transporte público municipal. Para Dantas, é inviável a renovação do contrato. “Analisei os contratos e a concessão acaba no primeiro semestre de 2015. Embora contrarie os interesses da concessionária, a meu ver, não caberia esticar o contrato”.
Mauricio foi questionado pelo vereador Olavo Volpato (PMDB) acerca dos dois terminais que deveriam ter sido construídos na cidade e que nunca saíram do papel. Dantas foi categórico e disse que é preciso estudar o transporte para o futuro. “Para Itu, hoje, o bilhete único é mais interessante que o terminal. O passageiro pode trocar de ônibus em mais de 100 pontos de ônibus. Mas para isso é preciso estudar o tempo adequado e se fazer uma remanejamento das linhas”.
Maurício Dantas esclareceu também que a Agência Reguladora estará desenvolvendo estudos sobre a questão do transporte público e pediu colaboração dos vereadores. “Vamos contratar estudos de origens e destinos. Isso será feito junto com a secretaria de Segurança e Transporte. Preciso de apoio político para enfrentar a situação”. O superintendente da AR encerrou o assunto dizendo que as empresas se prontificaram a colocar 20 novos ônibus à disposição da população nos próximos dias.
OPINIÃO
O discurso preocupado do superintendente da AR é até bonito mas muito ineficiente. O transporte na cidade precisa se modernizar,com uma frota nova, com prazo de no máximo cinco anos de uso, um órgão específico para tomar conta do transporte, como fiscalizar, criar itinerários alternativos, controlar a manutenção da frota e problemas com a demanda de passageiros.


A construção de mais dois terminais na cidade é importante sim, pois Itu cresceu nas últimas décadas e tem quase 200 mil habitantes e entre as várias estagnações nesse período está o transporte municipal. A cidade não possui um serviço integrado entre linhas no transporte para se ter o bilhete único sugerido por Maurício. A menos que o leitor seja burro, ele irá concordar que um serviço integrado de linhas, alimentado por mais dois terminais deixa a ideia do bilhete único inútil. Seria boa a ideia se fosse uma cidade como São Paulo, que o bilhete integraria trem, metrô ou Campinas e Sorocaba que possuem tamanho geográfico maiores e um número populacional maior, onde o usuário usaria mais de duas ou três linhas por dia. Se quer mesmo mudar a cara do transporte em Itu, o senhor Maurício precisa fazer melhor o dever de casa.

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